Fiagril visita cooperativa parceira do programa Combustível Social

A Fiagril realizou em setembro, uma visita a Cooperativa de Agricultores Qualificados de Alagoas (COOPAQ). As instituições são parcerias no Programa Combustível Social, que é um agente de promoção de inclusão social dos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultora Familiar (Pronaf).

 

A visita foi representada por uma equipe multidisciplinar liderada pelo diretor de Originação e Operações Industriais, Guilherme Kummer. “Celebramos essa parceria há algum tempo e viemos conhecer de perto agora os atores que estão envolvidos. Para nós esse é um projeto muito importante, que celebra nosso ideal de promoção de desenvolvimento sustentável”, disse. 

 

Por meio do programa, a Fiagril compra matéria-prima de pequenos produtores, além de realizar a prestação de assistência técnica gratuita a todos agricultores familiares contratados individualmente ou vinculados através de cooperativas agropecuárias. “Dessa forma, os produtores conseguem garantir a venda desses produtos e nós podemos de alguma forma contribuir para a qualidade de vida deles”, ponderou Guilherme Kummer. 

 

O selo 

Foi criado pelo Governo Federal em 2004 para facilitar o acesso de agricultores familiares ao mercado de biocombustíveis. Em contrapartida, o selo, que é valido pelo prazo de cinco anos, é concedido a empresa produtora de biodiesel que auxiliar nessa promoção de inclusão social dos produtores enquadrados no Pronaf.

 

Construída em 2007, a Fábrica de Biodiesel da Fiagril está localizada em Lucas do Rio Verde e produz combustível sustentável a partir do óleo de soja, de algodão e de milho. A fábrica conta com uma capacidade de escoamento de 1.500 metros³ por dia.

 

Visita Coopaq